Coordenador : Sabrina Calil Elias
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389666.2201.79737.24022023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público alvo é composto por profissionais farmacêuticos e outros profissionais de saúde que desejem ter acesso a informações acerca de estudos sobre o cuidado farmacêutico ao paciente oncológico e sua aplicação nos sistemas de saúde.
Objetivo
Apresentar os conceitos do cuidado farmacêutico ao paciente oncológico. Discutir como implantar atividades do cuidado farmacêutico para o paciente oncológico. Discutir como identificar e resolver os problemas relacionados aos medicamentos antineoplásicos. Promover o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento de atividades do cuidado farmacêutico ao paciente em uso de antineoplásicos. Fortalecer a capacitação de recursos humanos.
Resumo
A despeito dos avanços que se tem observado nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta muitos desafios para garantir a integralidade na assistência farmacêutica. Estes desafios perpassam tanto questões gerenciais quanto o apoio ao uso racional de medicamentos pelos usuários. Neste contexto, o presente projeto visa construir um curso de capacitação para profissionais de saúde, com foco nos farmacêuticos, sobre o cuidado farmacêutico ao paciente oncológico. Pretende-se abordar o desenvolvimento, modelagem, implantação e avaliação de atividades clínicas de farmacêuticos em cenários de atendimento a pacientes oncológicos, visando à melhoria da assistência farmacêutica prestada ao paciente oncológico. O curso será todo online e desenvolvido por docentes e discentes de pós-graduação que desenvolvem suas pesquisas na área, trazendo informações científicas recentes porém com o foco na prática profissional. No curso será abordado temas como: conciliação medicamentosa, monitorização terapêutica de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da condição de saúde, educação, o rastreamento em saúde farmacovigilância, telefarmácia e atividades farmacêuticas para o paciente em cuidado paliativo oncológico. Desta forma, acredita-se que os resultados obtidos poderão contribuir tanto para subsidiar a adoção de novas práticas no cuidado farmacêutico ao paciente oncológico quanto para o uso racional de medicamentos.